segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

RESENHA - Desafios Culturais da Comunicação à Educação

Jesus Martín-Barbero (Ávila, 1937) é semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, nascido na Espanha.
Vive na Colômbia desde 1963. É um teórico colombiano, pesquisador da comunicação e cultura e um dos expoentes nos estudos culturais contemporâneos. É autor do livro Dos Meios às Mediações.
Em seu artigo Desafios Culturais da Comunicação à Educação, ele faz uma relação entre as informações produzidas na escola e as informações tecnológicas produzidas através das mídias. Observando que a escola não acompanhou as mudanças que ocorreram nos últimos anos, não aproveitando as informações que os alunos trazem de suas vivências.
Também coloca em questionamento o fato de escolas se modernizarem com equipamentos tecnológicos de última geração e não ter profissionais que saibam manuseá-los. Este é um aspecto que ocorrem em muitas escolas, de que adianta materiais tão sofisticados se o professor não estiver capacitado para utilizá-lo e incorporá-lo no desenvolvimento escolar dos alunos? Para que o equipamento tenha produtividade é necessário que os profissionais da educação estejam sendo preparados, recebendo assim uma formação continuada.
Para o autor não adianta ter os melhores equipamentos tecnológicos, pois os problemas de comunicação que ocorre no processo ensino-aprendizagem entre professor-aluno não permitem que a escola avance e assim vão permanecendo no mesmo estágio de inércia.
Jesus Martín-Barbero acredita que no processo alfabetizador, não pode ser esquecido que esta nova sociedade em que vivemos apresenta um novo campo de comunicação, não deixando de ressaltar a importância do livro, mas mostrando que cada vez mais vai se ler livros, incluindo os textos multimídias, que são apenas mais um outro modo de escrita e outro objeto de leitura.
Para ele a escola precisa compreender que aprender a ler não é somente decodificar os códigos linguísticos, a educação junto as tecnologias pode construir nova escola.

Rosilane Samary

Cuidado! Escola.

 



Há uma diferença muito grande no ensino para "pobres" e "ricos". Como vemos na imagem, o pobre recebe o conhecimento de maneira mais lenta, representado na imagem pelo conta-gotas, já o rico jorra conhecimento, na imagem representado por uma mangueira saindo de um galão.
Assim é vista a educação, a pública como o conta-gotas e a privada como a mangueira que jorra água.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013





Livro: Cuidado escola!




 
Ao observar esta imagem que se encontra no livro Cuidado escola, pensamos como os alunos sempre se sentiram desanimados e frustrados com o dia a dia escolar, provocando a evasão escolar, a falta de aulas bem elaboradas que busquem o interesse dos alunos e de atividades atrativas para cada faixa etária é um dos grandes motivos para vermos jovens e mesmo crianças tão desestimuladas com a escola.
Conhecendo o livro CUIDADO ESCOLA


Este livro traz um estudo crítico sobre a educação. Ele busca refletir sobre o processo educativo, abordando temáticas como a crise escolar, a origem da escola atual, o seu funcionamento, as desigualdades sócio-culturais que envolvem o processo de ensino-aprendizagem, as alternativas pedagógicas e um questionamento sobre a origem dos problemas que envolvem o sistema educacional.

Agora, analisando uma das imagens do livro abaixo, o que podemos pensar?





Observamos, no cotidiano escolar, que por muitas vezes, o que é valorizado nas escolas são os conteúdos a serem dados, em detrimento dos conhecimentos prévios dos alunos, das suas curiosidades, dos seus sonhos, desejos e emoções. Todas estas questões devem ser valorizadas para que aconteça de forma plena a aprendizagem.








Tecnologia na educação

Escolas têm desafio de educar crianças já inseridas na era digital.
Vídeo muito interessante, vale apena ver.