segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

RESENHA - Desafios Culturais da Comunicação à Educação

Jesus Martín-Barbero (Ávila, 1937) é semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, nascido na Espanha.
Vive na Colômbia desde 1963. É um teórico colombiano, pesquisador da comunicação e cultura e um dos expoentes nos estudos culturais contemporâneos. É autor do livro Dos Meios às Mediações.
Em seu artigo Desafios Culturais da Comunicação à Educação, ele faz uma relação entre as informações produzidas na escola e as informações tecnológicas produzidas através das mídias. Observando que a escola não acompanhou as mudanças que ocorreram nos últimos anos, não aproveitando as informações que os alunos trazem de suas vivências.
Também coloca em questionamento o fato de escolas se modernizarem com equipamentos tecnológicos de última geração e não ter profissionais que saibam manuseá-los. Este é um aspecto que ocorrem em muitas escolas, de que adianta materiais tão sofisticados se o professor não estiver capacitado para utilizá-lo e incorporá-lo no desenvolvimento escolar dos alunos? Para que o equipamento tenha produtividade é necessário que os profissionais da educação estejam sendo preparados, recebendo assim uma formação continuada.
Para o autor não adianta ter os melhores equipamentos tecnológicos, pois os problemas de comunicação que ocorre no processo ensino-aprendizagem entre professor-aluno não permitem que a escola avance e assim vão permanecendo no mesmo estágio de inércia.
Jesus Martín-Barbero acredita que no processo alfabetizador, não pode ser esquecido que esta nova sociedade em que vivemos apresenta um novo campo de comunicação, não deixando de ressaltar a importância do livro, mas mostrando que cada vez mais vai se ler livros, incluindo os textos multimídias, que são apenas mais um outro modo de escrita e outro objeto de leitura.
Para ele a escola precisa compreender que aprender a ler não é somente decodificar os códigos linguísticos, a educação junto as tecnologias pode construir nova escola.

Rosilane Samary

Nenhum comentário:

Postar um comentário